GEHBST discute a escravidão no Brasil


Ontem o GEHBST, se reuniu mais uma vez, desta feita, o objetivo foi introduzir o tema da escravidão no Brasil, mas diferentemente dos encontros anteriores, a metodologia utilizada foi a expositiva, para tanto, o professor Vinicius Freire que ficou responsável pelo referido encontro, utilizou-se de uma apresentação de slides do livro Ser escravo no Brasil de Kátia Mattoso.

Para iniciar as discussões, o professor Vinicius Freire, utilizou o vídeo do canal Porta dos Fundos intitulado Escravidão, que utiliza do humor para criticar a tentativa de culpabilizar os próprios africanos pela escravidão, o objetivo foi discutir como um tema tão importante como este, têm sido utilizado para negar a nossa história.

Após a exibição do vídeo, os presentes trabalharam a partir da apresentação de slides temas como: Captura dos cativos, escravidão já existente no continente africano, as condições das viagens nos navios tumbeiros, a venda de cativos nos portos brasileiros, as etnias trazidas ao Brasil, dentre outros temas. O grupo contou com a importante participação do professor Luis Junior, que contribuiu muito com os debates.

Confiram fotos abaixo do encontro:















0 Comments:

Postar um comentário