A EEM Santa Tereza participa, pela primeira vez, da Olimpíada Nacional de História do Brasil, que tem como tema Os excluídos da história.
Sob orientação dos professores Vinicius Freire e Luis Júnior, a escola concorre com duas equipes: Areias do Tempo, formada pelos alunos Luiz Henrique Martins Ribeiro do 3ºA e pelas alunas Jannaína Alixandre da Silva e Joana D'arc Alixandre da Silva ambas do 2°A; e Nos braços de Clio, formada pelos alunos Diego Fernando da Silva, Tcheska Queita Gonçalves Soares ambos do 3ºB e Larissa Almeida Briseno do 1ºB.
Na tarde de hoje, os estudantes realizaram a primeira fase da olimpíada, consistindo em uma prova on-line de 10 questões de múltipla escolha e uma tarefa. As questões continham um documento seja imagem e/ou texto para que cada equipe analisasse e respondesse a pergunta referente o documento.
No caso das equipes se classificarem para a próxima fase, a segunda já acontecerá na próxima semana, totalizando seis fases,sendo a fase final realizada na Unicamp - Universidade de Campinas - SP.
Um dos principais benefícios de participar da Olimpíada é perceber a importância das fontes na construção do conhecimento histórico.
“A Olimpíada ajuda a romper com uma prática frequente no ensino de história, que enfatiza demasiadamente nomes, datas e fatos isolados”.
Nessa edição da ONHB essa quebra de paradigmas fica ainda mais evidente tendo como tema "OS EXCLUÍDOS DA HISTÓRIA", personagens e grupos sociais que ficaram por muito tempo às margens da sociedade podem ganhar voz e vez, a partir de olhares despertados neste magnífico evento, a formatação da prova é outro ponto a ser ressaltado, ela indica possíveis caminhos de mudança para o trabalho do professor em sala de aula, mostrando que existem outros meios de aprendizagem e avaliação no ensino da história.
De acordo com o professor Junior, os alunos estão muito entusiasmados e ansiosos pelo resultado da primeira fase, esperando pelas questões das fases seguintes caso passem.
Um dos principais benefícios de participar da Olimpíada é perceber a importância das fontes na construção do conhecimento histórico.
“A Olimpíada ajuda a romper com uma prática frequente no ensino de história, que enfatiza demasiadamente nomes, datas e fatos isolados”.
Nessa edição da ONHB essa quebra de paradigmas fica ainda mais evidente tendo como tema "OS EXCLUÍDOS DA HISTÓRIA", personagens e grupos sociais que ficaram por muito tempo às margens da sociedade podem ganhar voz e vez, a partir de olhares despertados neste magnífico evento, a formatação da prova é outro ponto a ser ressaltado, ela indica possíveis caminhos de mudança para o trabalho do professor em sala de aula, mostrando que existem outros meios de aprendizagem e avaliação no ensino da história.
De acordo com o professor Junior, os alunos estão muito entusiasmados e ansiosos pelo resultado da primeira fase, esperando pelas questões das fases seguintes caso passem.
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